Conselhos para conduzir ECOLOGICAMENTE



Todos nós sabemos que os veículos são um dos principais vilões na emissão de CO2, por isso já existem movimentos que ensina os condutores a conduzir de forma ecológica para diminuir o consumo de combustível, diminuir as emissões de poluentes e aumentar a segurança no trânsito.Os movimentos defendem que nos últimos anos a tecnologia dos motores e a performance dos automóveis evoluíram rapidamente, mas os condutores não se adaptaram o estilo de conduzir. A condução ecológica adapta-se à tecnologia moderna dos motores e diminui o consumo de combustível entre 5 e 10%.




As principais directrizes para conduzir de maneira ecológica são:



1. Manter a velocidade sempre em baixas rotações usando a mudança (caixa de velocidades) mais alta possível. Portanto, mude para a mudança mais alta assim que possível.
2. Mantenha uma velocidade constante, usando a mudança mais alta possível.
3. Verifique a pressão dos pneus, para poupar combustível e aumentar o tempo de vida dos mesmos.
4. Faça uso dos dispositivos instalados para poupar combustível, como computadores de bordo, econometros e controladores de velocidade.
5. Livre-se do excesso de peso.
6. Mude as mudanças de 1ª para 3ª num só passo.
7. Desligue o motor em paragens curtas (> 1 minuto).
8. Evite acelerações e travagens desnecessárias.
9. Tente usar a energia motriz do carro o máximo possível.
10. Retire o pé do pedal do acelerador em descidas
11. Não acelere em subidas.
12. Verifique os filtros.


É importante que cada condutor esteja consciente de que a maneira que ele conduz se refelcte diretamente no consumo de combustível, e que conduzir ecologicamente é uma maneira fácil para contribuir com o meio ambiente.





FF aos 06.10.2008

5 comentários:

Anónimo disse...

Custa um pouco praticar esta condução mas os tempo e o civismo a isso obrigo.
Obrigado pelo vosso reparo e ajuda para um mundo mais limpo.

UnknownSpiral disse...

Acho muito bom que façam este tipo de apelos para que efectivamente se possa ter um mundo melhor e mais eficiente, mas há que ter um pouco de cuidado com o que se escreve, pois o vosso ponto 11 ("Não acelere em subidas")não é propriamente muito inteligente :)...

Fernão Ferro F F disse...

Caro UnknownSpiral,
Caros Leitores,
Nós equipe de “por Fernão Ferro”, infelizmente não temos o dom da sabedoria total no sentido literal do termo, mas pretendemos ser sábios no dom que permite discernir qual o melhor caminho a seguir e a melhor atitude a adoptar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta.
A respeito do estipulado no ponto 11 "Não acelere em subidas", somos a informar que a fonte do texto foi retirada no sítio “Eco Drive”, onde obviamente este tema é tratado com mais profundidade. A hiperligação está disponível neste blogue e cabe ao leitor decidir ou não da sua descoberta.
A nossa postura desde o inicio foi é e será, dar aos leitores as grandes linhas de informação e temas a debater, cabendo a cada um, em pleno gozo de liberdade, trazer á colação para o debate dos temas a sua sensibilidade e as suas ideias.
O ponto acima mencionado deve ser entendido. Não no sentido que o leitor definiu, mas no sentido de não acelerar demasiado (Pedal a fundo), já que esse facto motiva o aumento do consumo desproporcional á tracção.
Muito obrigado a todos,
“por Fernão Ferro”

Anónimo disse...

não acelere nas subidas tem a haver com não aumentar de velocidade... oki??

Anónimo disse...

E a própria Brisa (auto-estradas) tem estudos que qualquer carro acima dos 115km horários começa a debitar produtos poluentes com efeito multiplicador.