UMA FREGUESIA “FLORIDA”, MAS POUCO VERDE

A publicidade feita em torno do slogan “Fernão Ferro Freguesia Florida” serve por vezes de chacota por parte da população. Fernão Ferro a Ferro e Fogo (FFFF), averiguou opinião dos fregueses, o que pensam sobre a apregoada politica da Floricultura. A população queixa-se da desflorestação e dos poucos espaços verdes existentes na freguesia. FFFF, auscultou alguns dos residentes, cuja opinião perante a pergunta, “acha que Fernão Ferro é uma freguesia verde?”

- “Seria muito interessante, bonito e saudável plantar árvores nos passeios em vez de plantar flores que necessitam de muita manutenção”
–Deolinda (Morgados II)
- “Existem ruas que não possuem uma árvore. Vim morar para uma freguesia com ar puro e qualquer dia isto parece o Cacém”
(Manuel – Morgados I)
- “O senhor Presidente da Junta tem todas as condições (viveiro) para tornar esta freguesia mais verde por pouco dinheiro, basta plantar árvores em vez de canteiros e assim também poupa muita água”
(Transeunte – R. Luis de Camões)
- “A coisa mais bonita seria a plantação de árvores na via pública. Cria um ambiente saudável, bonito e as tão procuradas sombras no verão. O senhor Presidente da Junta tem boa vontade e certamente que vai repensar a politica da Freguesia Florida”.
(Miguel – Redondos)

Agradecemos sugestões que criem mais valia para Fernão Ferro.
FF aos 19.09.2008

10 comentários:

Anónimo disse...

Caros Senhores, parabens pelo vosso site, o grafismo e as cores são brilhantes, lembra-me sempre o clube mais eclético do mundo
SCP
já agora agradecia que clarificassem o nome que deram ao site:
Porquê a "Ferro e Fogo"?
O que pretendem com este slogan?
Obrigado

Fernão Ferro a Ferro e Fogo disse...

Caros leitores, caro Antunes,

A sua questão é mais que pertinente. Já nos chegaram mails de leitores questionando-nos sobre esse assunto. Foi por uma questão de estratégia que não revelamos a profundidade do nosso lema, mas pensamos no decorrer dos proximos dias revelar, aqui esse "mistério".
Aguardar é uma virtude...

Ana disse...

Parabéns pela vossa ideia espero que ela ideia e/ou ele blog contribua para uma discussão ampla e abrangente sobre os problemas da freguesia.

Paulo Edson Cunha disse...

Boa noite Exmos. Senhores,
após ter tido conhecimento da criação de um novo blogue no concelho do Seixal, através de um comentário que deixaram no meu blogue, não posso deixar de saudar a vossa iniciativa.
No caso vertente, tendo em conta que o blogue nasceu após a grande mobilização das gentes de Fernão Ferro para responder a um post que coloquei na "Revolta das laranjas", não posso, por isso, deixar de me sentir feliz que dessa discussão certamente tenha brotado a ideia, ou pelo menos o impulso final.
Por tudo o que acabei de escrever, por entender que a cidadania se deve demonstar o mais activa possível, quero dar-vos as boas vindas à blogosfera e dizer-vos que terão da minha parte toda a colaboração possível.
Boa sorte para os vossos intentos.
Terão em mim mais um leitor atento, tentando assim, observar os vossos reais anseios e preocupações.
~Cumprimentos,

Anónimo disse...

Na nossa freguesia "Florida" há coisas que não se deviam de ver e cada vez se vêem mais como o mato e a porcaria dos cães no passeios, como mostra a foto que vos envio.
Para já não falar da porcaria que o rebanho deixa no pavimento e o lixo que começa outra vez a ver-se com abundância.
Chamo aqui a atenção dos responsáveis pelos serviços competentes para que se trate desta situação que só contribui para degragar o ambiente e piorar a nossa qualidade de vida.

Fernão Ferro a Ferro e Fogo disse...

As fotos gentilmente enviadas pelo nosso conterrâneo, Sr. Fernando Reis estão publicadas infine da nossa página principal.

conan disse...

pois, árvores (cada vez mais raras) fazem toda a diferença para tornar a zona um substancialmente mais agradavel

Anónimo disse...

Não é minha intenção gozar seja com quem for e não quero destabilizar o propósito deste forum, mas não posso deixar passar a questão do intelegente que chamou a esta freguesia de florida.
Agora que estamos no outono e a caminho do inverno, onde está a freguesia floriada? Sim onde estão as flores. Elas são florescem normalmente entre a primavera e verão. Assim sendo temos de ter uma freguesia florida para a primavera/verão e uma freguesia despida para o outono/inverno.
Os responsáveis que reflitam sobre a politica ambiental na freguesia e mobilizem os cidadãos. Se nós (população) verificarmos que de facto existe vontade, certamente que nos mobilizamos, independentemente da cor politica, porqu acima de tudo está o nosso bem estar. E o que melhor para bem estar do que começar pelo local on de vivemos.
Um bem haja.

Anónimo disse...

A freguesia de Fernão Ferro, no que respeita á parte urbana certamente que não é verde; se é florida sinceramente não me tenho apercebido, mas no que respeita à existência de árvores, elas de facto são muito poucas. Uma coisa é certa, quando não se tem e se quer algo, então procuramos uma solução. Foi o que eu próprio fiz, dirigi-me ao senhor Carlos Pereira, Presidente da junta de Freguesia de Fernão Ferro e solicitei-lhe uma Grevillea para plantar à minha porta. O Presidente da junta foi peremptório, diligenciou no sentido de eu obter a ou as árvores, desde que as plantasse na freguesia.
Foi o que fiz, hoje a referida árvore já tem dois anos produz uma sombra agradável, mas criou-me um outro problema. Se primeiro não tinha sombra e deixava o meu automóvel ao sol, depois da plantação passei a não ter lugar para estacionar, pois o passeio em frete á minha casa começou a ser usado pelos vizinhos ("furtaram-me" a sombra). Também aqui alerto para o civismo das pessoas, mas respeito pois o problema está a montante e quando não se tem cão caça-se com gato.
Deixo aqui uma sugestão aos meus conterrâneos, não esperem que os outros façam, sejam pró-activos, façam acontecer, dirijam-se ao Presidente da Junta e plantem-nas em frete às vossas casas.
CMMA morador nos Redondos

Anónimo disse...

Não sei se o Carlos Pereira acompanha este novo sitio, mas se alguem conseguisse aviálo da lixeira existente no descampado da R. Barbosa do Bocagem com a R Passoa Manuel. Aquilo só visto são cães, gato ratos e monos á vista de todos. Ele não vê porque não passa por lá. Nós ficariamos muito agradecidos se limpassem este local.