CONTRA A CRIMINALIDADE EM FERNÃO FERRO


Fernão Ferro é uma freguesia do concelho do Seixal.

Tem 25,2 km2 de área e cerca de 15 mil habitantes que vivem em moradias.

É uma freguesia de gente laboriosa e empreendedora o que se constata pelo desenvolvimento que tem vindo a conhecer no meio urbanístico e na área do comércio, da restauração e hotelaria.

Mas a maioria da sua população está envelhecida e vive preocupada com a sua segurança devido ao aumento da criminalidade que se tem vindo a registar constantemente nos últimos 5 anos.

Apesar de todos os esforços que a autarquia tem desenvolvido para contrariar essa espiral do crime a verdade é que a mesma não pára de subir no concelho do Seixal.

Em Fernão Ferro, só no primeiro semestre de 2006, os roubos já subiram 25% e as vítimas mortais 100% em relação ao que se verificou em todo o ano de 2005.

Pela tendência dos furtos que já se registaram neste primeiro semestre, em residências e em estabelecimentos comerciais, e pelo evoluir dos crimes que se continuam a verificar, prevê-se que estes no final do ano vão sofrer também um aumento substancial em relação ao ano anterior.

O combate à criminalidade é uma das nossas maiores preocupações e uma exigência da população que quer viver em segurança, paz e tranquilidade.

E para esse combate ser eficaz em Fernão Ferro é preciso reforçar os efectivos do Posto Territorial nº2 da GNR que se encontra nesta freguesia com mais e melhores meios de comunicação e de transporte, libertar os seus militares das funções administrativas e dar-lhes melhores instalações pois as que têm são provisórias desde o primeiro dia, são exíguas e não reúnem as melhores condições de segurança para o desempenho adequado das suas funções.

A área de jurisdição que os militares deste Posto Territorial da GNR têm à sua responsabilidade é extremamente grande e devia ser reduzida.

Com apenas 27 efectivos, entre os quais só 20 é que são Patrulheiros, estes têm ao seu dispor:
- 1 Moto de 125 a, 1Jeep e 2 viaturas ligeiras para percorrerem uma área com mais de 60 km2 e poderem proteger a população das seguintes zonas:
1 - Redondos, Laranjeiras, Flor da Mata e Foros da Catrapona (Freguesia de Fernão Ferro)
2 - Flor da Mata 2 e Pinhal de Frades (Freguesia de Arrentela)
3 - Foros de Amora, Pinhal Conde da Cunha e Soutelo (Freguesia de Amora)
4- Verdizela, Valadares, Marisol e Belverde (Freguesia de Corroios)

Só uma força de segurança bem apetrechada com os efectivos e meios adequados pode garantir uma acção imediata para proteger as pessoas e os seus bens, e responder assim aos apelos da população.

Os delinquentes sabendo da insuficiência de meios e efectivos deste Posto da GNR para dar cobertura a uma área tão grande, já se habituaram a efectuar falsos pedidos de socorro para afastarem os Patrulheiros para zonas longínquas daquela onde pretendem executar o crime deixando assim indefesos as suas vítimas.

A população não compreende que sejam gastas somas astronómicas com aviões de guerra, que depois ficam encaixotados, e em submarinos quando é no interior do País que esta se sente cada vez mais insegura e as forças policiais de segurança pública não têm os efectivos nem os meios necessários para a poderem proteger.

A população também não compreende que o nosso sistema Judicial reprima mais os agentes que no cumprimento do seu dever combatem a criminalidade, pondo a sua própria vida em risco, e seja benevolente com o delinquente que não hesita em matar pelos motivos mais fúteis.

É não só frustrante para os agentes que zelam pela nossa segurança como ainda os desmotiva.

Esta actuação benevolente da nossa justiça cria ainda no delinquente um sentimento de impunidade e incentiva-o a voltar de imediato à prática criminosa, como aliás são férteis os exemplos que os meios de comunicação social trazem diariamente à luz do dia.

Os problemas de segurança interna são um desafio às modernas sociedades democráticas que, para além de outras medidas sociais que já estão implementadas, exigem a aplicação de medidas de justiça penal ao nível legal mas também a intervenção das forças policiais em condições de proteger com eficácia a população.

Assim a Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro, reunida em Sessão Ordinária em 29 de Setembro de 2006 vem solicitar o empenho do Senhor Ministro da Administração Interna para a implementação das seguintes medidas que são um imperativo da maior urgência, nomeadamente:
1- A diminuição da vasta área de intervenção que o Posto Territorial nº2 da GNR tem sob a
sua jurisdição.
2- O aumento dos seus efectivos e dos meios de transporte.
3-A construção de um aquartelamento adequado e definitivo.

Nota :

Este documento que apresentei, na nossa Assembleia de Freguesia, em 29 de Setembro de 2006, mereceu a aprovação unânime de todos partidos nela representados e foi enviada ao:

- Primeiro-Ministro
- Ministro da Administração Interna
- Ministro da Justiça
- Governadora do Distrito de Setúbal
- Grupos Parlamentares da Assembleia da República
- Presidente da Câmara Municipal do Seixal
- Assembleias de Freguesia do Concelho do Seixal
- Comandante do Destacamento Territorial da GNR em Almada
- Comandante do Posto Territorial nº2 da GNR em Fernão Ferro
- Associações de Moradores da Freguesia
- Colectividades da Freguesia


Se o primeiro ponto da nossa reivindicação já foi atendido, pois hoje os patrulheiros do Posto da GNR instalado na freguesia já só patrulham a área territorial da freguesia, temos ainda que lutar para conseguirmos a concretização dos outros dois pontos, ou seja o aumento de meios humanos e equipamento e a construção de instalações dignas e apropriadas, com as condições necessárias de aquartelamento e não as improvisadas que existem e que não garantem segurança a quem lá trabalha e aos próprios cidadãos que a ela têm de recorrer.
.
autor: Fernando Soares Reis
.
FF aos 28.09.2008

16 comentários:

Anónimo disse...

Porque não investigam para saber de quem é o interesse com as rendas que a GNR paga para estar instalada naquela moradia. Outros exemplos existem, como as rendas das instalações da junta da creche, para não far noutras.

Anónimo disse...

Senhor Reis estive presente nessa assembleia de freguesia que decorreu pela madrugada dentro e fiquei admirado com o voto contra da CDU.
Agora andam caladinhos e preocupados, eles nunca suspeitaram que a criminalidade atingisse estes indices.

Anónimo disse...

Não sei onde está a segurança. Não sei se sou eu que tenho azar, mas nuca veijo a policia na rua a patrulhar. Quando se vê é no centro da vila e de carro.
Para multarem e darem uns tabefes aos drogados estão sempre a postos, quando toca dos bandidos ai estão a patrulhar a Aroeira, estão sempre longe e já chegam depois deles terem fugido e do caso estar arrumado.

Anónimo disse...

Caro senhor Augusto, presumo que assim se chame, devo dizer-lhe que de facto a Assembleia onde foi aprovado este documento apresentado por mim, em nome do PS, terminou pelas 03:45h da madrugada.
Mas tal como pode ler na nota que acompanha o documento levado agora ao conhecimento dos leitores deste blog, o mesmo foi aprovado por unanimidade.
Cumpre-me ainda dizer, por ser verdade e ser justo, que os documentos por mim apresentados sobre as questões de sinistralidade rodoviária e criminalidade, entre muitas outras que apresentei, mereceram o voto unânime da Assembleia.

Ana disse...

Em primeiro lugar devo informar que na minha opinião a segurança deve estar na primeira linha das preocupações dos nossos governantes sejam eles a nível local ou central, acho, e reforço que,e dado que os locais estão mais perto das populações devem ser eles os primeiros a manifestarem-se no sentido de obter mais e melhor segurança para os seus munícipes, mas também sou de opinião que as acções devem ser sempre preventivas, deve-se ter a visão de projectar o futuro, e com ele as medidas necessárias a que determinados fenómenos não aconteçam ou que os seus impactos sejam minimizados ao máximo ou ao mínimo (depende do ponto de vista). Sou de opinião que o que distingue os grandes líderes dos seres comuns é precisamente a sua capacidade não só de liderança mas também e acima de tudo de visão. Nós temos uma grande vantagem em relação a muitos outros países, dado que quase todos os fenómenos acontecem um pouco mais tarde, poderíamos aproveitar quer para aprender com o que acontece com os outros que para proceder a um planeamento que nos trouxesse menos danos, mas não continuamos a deixar tudo nas “santas mãos do destino” no “desenrascanço”.
Gostaria de ver aqui esta informação actualizada aos dias de hoje, até porque desde 2005 até a criminalidade já é diferente. Seria um dado importante não só relativamente aos crimes como aos meios existentes para o respectivo combate e se efectivamente a área é agora só Fernão Ferro, como ficaram os meios.
No que à possível falta de meios diz respeito, penso que em termos materiais e com as inovações tecnológicas que acontecem de forma vertiginosa, há sempre necessidade de se proceder à sua actualização, mas penso que também necessitamos de ser mais rigorosos com a utilização dos meios de que dispomos, de modo a que possamos tirar deles o melhor partido, vejo com alguma displicência exigir-se constantemente mais e mais sem por vezes se atender a prioridades e a disponibilidades, não somos um país rico pelo que temos que ser obrigatoriamente um país criterioso e rigoroso.
Quanto aos recursos humanos há também que proceder a uma análise criteriosa, inclusivamente verificar da sua eficiência pois por todo o lado se reclama que são necessários mais efectivos, mas nunca temos a ideia para quê, comece-se por se organizar os serviços, tendo em vista a satisfação da população que deve “servir”, estabeleça-se os objectivos a curto, médio e longo prazo, determine-se quais efectivamente as funções necessárias para o bom desempenho do serviço de acordo com os respectivos objectivos, penso que só depois poderemos dizer que o serviço para o objectivo a que se propôs precisa de “disto” tem “aquilo”, vamos requerer o que está em falta.
Desculpem a extensão da minha opinião.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Certamente que o senhor Reis lê este blogue. Permitam que eu escreva estas pequenas grandes palavras. Para bem desta freguesia assuma o seu lugar na nossa Assembleia de Freguesia. Nós precisamos de si e isso viu-se na ultima sexta-feira.
Volte para bem de todos.

Anónimo disse...

Caro Fernando Reis poderia esclarecer os leitores do feed-back que obteve desta moção.
Seria muito interessante saber o que se passou, já que o mesmo data de 29 de Setembro de 2006.
Parece coincidência mas faz hoje 2 anos que se chamou à atenção para este fenómeno e?
E agora pergunto eu?
Trancas à casa?
Ou cruzamos os braços?
O que foi feito?
Gostaria de saber se fosse possível.

Anónimo disse...

Caro Anónimo
não só leio este blog, como participo nele e o promovo como já devia ter reparado, pois tenho esse dever, primeiro como cidadão empenhado em contribuir para o progresso desta freguesia onde vivo.
Depois, como autarca na Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro, penso que todas as vozes que se levantem para dar voz às reivindicações da população devem ser acarinhadas, porque nesta freguesia onde o poder é o mesmo há 15 anos temos sido intoxicados com "a voz do dono" e há de facto um grande défice de democracia que precisa de ser alterado para melhor.
A discussão das idéias é fundamental para podermos melhorar o que já temos e fazer com mais qualidade o muito que ainda falta fazer.
Agradeço-lhe a sua opinião e devo dizer que logo que possível regressarei à minha bancada para poder continuar a dar o meu melhor em prol da população.
De qualquer forma, graças à internet, sempre continuarei através deste blog, e do Notícias da Zona, a dar o meu modesto contributo.
A Drª Raquel tomou agora o meu lugar na liderança da bancada socialista e saberá concerteza desempenhar as suas novas funções pois também está empenhada em servir a sua comunidade.

Anónimo disse...

Cara Ana

Deixo-lhe aqui também uma palavra de apreço para si, pois achei muito interessante o seu comentário.
O documento a que estão agregados estes comentários
reflecte antes de mais a preocupação que a minha bancada manifestou àquela data devido a um surto de assaltos que se verificaram em toda a freguesia e que deixou a população assustada.
Para a elaboração deste documento os eleitos do PS não só visitaram o Posto da GNR como ouviram as suas chefias.
Pudemos constatar quão difícil era o cumprimento da sua missão.
Fizémos então o que compete fazer quando se está consciente das nossas obrigações como eleitos que fomos para defender os interesses da população que, óbviamente, também são os nossos. pois vivemos na freguesia.
O Governo tomou conhecimento do levantamento que fizémos da situação que tínhamos e levou-a em consideração na reestruturação que fez nas forças policiais e de segurança pública.
Hoje,já estamos um pouco melhor mas com o incremento da criminalidade os meios têm de ser reforçados para se poder dar a resposta adequada.
É um facto, que o governo está a fazer o que a população espera dele, ou seja, está a agir.
Não há uma varinha mágica para que de um dia para o outro a criminalidade desapareça.

As suas causas são várias e os erros que se cometeram vêm desde o tempo em que se começou a pensar que encaixotar pessoas era a solução para se acabar com os bairros degradados.
Mesmo assim, ainda hoje a CMSeixal insiste em cometer o mesmo erro em vez distribuír o realojamento pelas centenas de casa devolutas que existem no concelho.
Como diz, e bem, o nosso país é pobre, mas onde somos mesmo pobres é nas idéias.
Para não me alongar, quer apenas incentivá-la a participar activamente neste blogue com criticas e sugestões, pois percebe-se que é muito atenta.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Cara Filipa
Como já tinha referido na nota que está no documento, e como disse no comentário anterior, o feed-back foi bom se atendermos que hoje os patrulheiros da GNR que antes tinham que se deslocar até à zona de Marisol agora já só patrulham a área da freguesia.
Logo,a sua prontidão à chamada de qualquer morador da freguesia é muito mais rápida, e só este facto,não parecendo,já é muitíssimo importante para uma mais eficaz protecção dos fregueses.

Concerteza,hoje também vê com mais frequência o patrulhamento que a GNR faz pelas ruas da Freguesia.

Só por isso já valeu a pena o nosso empenho.
O resto,a seu tempo há-de chegar também, e esperamos que rápidamente.


Só lamento é que o governo de Durão Barroso em vez de ter encomendado submarinos para cuja manutenção não há dinheiro, veja-se os
aviões de guerra F-16, alguns estão dentro de caixotes à espera do up-grade tecnológico,e outros a voar com restrições no combustível, não tivesse antes investido nas forças policiais e de segurança interna.
Terámos agora a GNR, a PSP e a PJ mais aptas e eficazes no cumprimento da sua missão
e a criminalidade já não nos assustava tanto.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Não foi nesse governo do Durão Barroso que a Manuela Ferreira Leite era ministra das Finanças e o Paulo Portas ministro da Defesa?
Agora percebo o silêncio da MFL, tem toda a razão em estar calada.

Anónimo disse...

Li este documento e fico com a sensação de que sabemos muito pouco sobre o trabalho que fazem aqueles que elegemos para defenderem os nossos interesses.
Este blog merece os meus parabéns.
Desejo que o façam mais vezes para conhecermos melhor a sua produtividade.
Bem hajam.

Anónimo disse...

Num comentário que aqui fiz falei sobre os F-16, aviões de guerra e os submarinos e das dificuldades que havia para os manter.
Pois bem, o ministério da Defesa anunciou agora que portugal vai vender 10 aviões daqueles.
E sobre os submarinos também já se sabe que ainda não os temos e o governo já está a pensar em vendê-los.
E vem agora alguém que tem culpas na encomenda dizer que é preciso diminuír o endividamento...Claro que é e é o que se está a fazer.
Não seria se porventura este disparate de aquisições de máquinas de guerra não tivessem sido feitas para alguém lucrar com isso.
O povo português não foi certamente, porque é ele que paga esta despesa desnecessária e que bem podia ser utilizada naquilo que mais nos faz falta.

Mas, enfim...

...não é por acaso que a nossa Marinha de Guerra tem mais Almirantes e menos homens que aqueles que estão ao serviço da 6ªEsquadra da Marinha de Guerra Americana!!!

Anónimo disse...

Porque motivo o Sr FERNANDO REIS não informa os participantes neste blog que já não é membro da Assembleia de Freguesia e Coordenador da Secção do Partido Socialista de Fernão Ferro ?

Anónimo disse...

Caro Anónimo

Quem é que lhe disse que já não sou membro da Assembleia de Freguesia?
Se alguém assim lhe disse, enganou-o.
Apenas suspendi o meu mandato e antes deste terminar ainda regressarei à Assembleia.
Já quanto à questão de não ser o secretário-coordenador da Secção do PS em Fernão Ferro, é verdade e fui eu que apresentei a minha demissão do cargo pelos mesmos motivos que pedi a suspensão do meu mandato na Assembleia.
Já agora, porque razão o sr. não se identifica?
Não tem coragem para fazer esta simples pergunta a um eleito que não tem nada a esconder?

Anónimo disse...

Tenho estado a percorrer o vosso blog de ponta a ponta e confesso que estou rendida aos temas que apresentam e à forma como os tratam.
Não há muito mais para acrescentar apenas quero reforçar o que temos como realidade:
Os assaltantes mostram uma tal ousadia que nenhum património está defendido.